top of page

Equipamentos básicos de segurança

Atualizado: 20 de mai. de 2021

Antes de tudo, garantir que você tenha um conjunto de equipamentos de qualidade para pilotar - E QUE VOCÊ OS USE SEMPRE - é fundamental para seu bem-estar como piloto. Já vimos muitas pessoas que sofreram acidentes de motocicleta aparentemente leves, mas tiveram ferimentos significativos por não usarem equipamento suficiente e outras que tiveram ferimentos leves por usarem os equipamentos corretos em acidentes inacreditáveis.


Investir em equipamentos inadequados é algo do qual você sempre acabará se arrependendo quando for tarde demais e você estiver pagando o preço na própria pele. Nosso conselho, papo reto, é a adoção do "TODO EQUIPAMENTO SEMPRE". Vai dar uma volta no quarteirão, vai apenas na padaria, não deixe de colocar todo o seu equipamento.


Sendo bem objetivo, estamos falando do básico: capacete, jaqueta, calça, bota e luvas.

Capacete

Sem rodeios, você deve usar capacete sempre. Os capacetes já salvaram muitas vidas e poderiam ter salvo ainda mais, se todos os motociclistas que perderam suas vidas por estar sem capacete tivessem decidido usa-lo e tivessem um capacete de qualidade. Teremos um post específico sobre capacetes devido à sua importância, mas para início de conversa, prefira os capacetes integrais (fechados), aprovados pelo INMETRO e com classificação 4 ou 5 de proteção em testes de segurança na classificação SHARP.

Jaqueta

Há muitos materiais disponíveis para jaquetas para motociclistas, de couro a sintéticos, que oferecem grande proteção, estilo e funcionalidade. O couro pode ficar bem com sua CRUISER ou chamativo com uma ESPORTIVA, mas um material sintético bem projetado pode se adequar melhor à sua TOURING em mais de 1.600 quilômetros de estrada. Mas lembre-se, além do estilo uma jaquetas deve ter bons protetores para que seja eficiente, caso você se envolva em algum acidente. A jaqueta deve vestir confortavelmente, sem ser muito grande e volumosa, e oferecer as funcionalidades de que você precisa.

Calça

Calças para motociclistas tendem a ser negligenciadas como equipamento de segurança, porque muitas vezes os pilotos pensam que jeans são seguros ​​o suficiente. As calças devem oferecer proteção, bem como ventilação e protetores em áreas específicas como os joelhos. O design também é uma característica chave, seja em cores brilhantes ou uma cobertura retrô-reflexiva de couro. Assim como as jaquetas, você encontra caças em diferentes materiais e estilos: Jeans, couro, denim e kevlar podem ser usados ​​individualmente ou em combinação dependendo do nível de segurança desejado.

Bota

As botas para motociclistas são projetadas com muitas variações de acordo com o estilo da motocicleta e com grande ênfase na segurança. Isso as torna únicas em relação ao seu par de botas normal. Alguns dos recursos que as botas para motociclistas podem incluir são proteção no tornozelo, com maior rigidez para proteger de torções, proteção rígida na ponta e no calcanhar, e solas resistentes a óleo para uma aderência firme ao solo. Além de ser um calçado estiloso, as botas também tem sua função como equipamento de segurança.

Luvas

Se você cair de uma motocicleta, há 99% de chance de usar as mãos para se proteger de mais lesões. Uma pesquisa simples no Google sobre "mão ralada de moto" lhe dará toda a motivação que você precisa para estar sempre usando luvas ao pilotar. Entre os diferentes estilos de luvas disponíveis, há uma série de opções a serem consideradas. Alguns desejam a proteção e leveza de uma luva de corrida para ESPORTIVAS com juntas de carbono e Kevlar, ventilação e proteção de pulso. Se for demais, talvez uma luva TOURING que ofereça ótima proteção, ventilação e aquecimento para passeios quentes e frios e que possa ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa. Se você planeja rodar em um ambiente mais urbano, há ótimas luvas leves que não ultrapassam o pulso, o que torna mais fácil andar com uma jaqueta.


Existe uma diversidade imensa de equipamentos no mercado de diversos preços e diversas finalidades. Procure o que mais se adequam e se adaptam às suas necessidades individuais durante a pilotagem.


Links relacionados:


75 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page