top of page

Pilotar na chuva sempre exige muitos cuidados extras

As condições do tempo interferem bastante na pilotagem de uma motocicleta. Com chuva, a pista fica escorregadia, a visibilidade do piloto (e dos outros motoristas em relação a você) diminui, as distâncias de frenagem aumentam, a estabilidade diminui, etc.


Além disso, se o piloto não estiver devidamente protegido, ele sentirá os pingos de chuva batendo na pele.

Há outras dicas valiosas também:


Não estacione perto de árvores

Evite fazer isso se houver previsão de tempestades. Infelizmente, não há como prever se uma árvore, ou um galho, cairá. A única forma de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores – principalmente as maiores e mais antigas.


Aguaceiro descendo ladeira

Nas tempestades, não é raro ver motos sendo levadas ladeira abaixo por fortes enxurradas. A força da água é capaz de derrubar a moto e arrastá-la causando grandes estragos. Estacionar a moto com o descanso lateral apoiado na parte mais baixa da rua ajuda a suportar a força da água, porém é apenas um paliativo. Se a moto está numa ladeira, e existe o risco de temporal, procure um outro local mais seguro.


Evitar áreas de alagamento

Os alagamentos e inundações se formam rapidamente. Regiões baixas, próximas às margens de rios e lagoas, estão sujeitas a esse problema. Também pode ocorrer em áreas centrais que recebem muita água e o sistema de drenagem não consegue escoar a água. E as inundações acontecem em poucos minutos. Fique atento à sinalização das áreas de risco, como existe na Avenida Thereza Cristina e na Vilarinho.


Buracos ocultos

Quando o nível da água está alto o piloto pode cair em um buraco ou em um bueiro destampado. Outro risco é bater com a moto em obstáculos ou até na calçada encobertos pela água. Muitos pilotos seguem veículos maiores, como ônibus ou caminhões, para cruzar um ponto de alagamento. Mas existe o risco de ser derrubado pela onda formada pelo veículo.


Evite contato com a água de enchentes

E, assim como a motocicleta, o ser humano também corre riscos em um alagamento. O contato com a água de enchentes pode causar doenças graves, como cólera e leptospirose.


82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page