As condições do tempo interferem bastante na pilotagem de uma motocicleta. Com chuva, a pista fica escorregadia, a visibilidade do piloto (e dos outros motoristas em relação a você) diminui, as distâncias de frenagem aumentam, a estabilidade diminui, etc.
Além disso, se o piloto não estiver devidamente protegido, ele sentirá os pingos de chuva batendo na pele.
Há outras dicas valiosas também:
Não estacione perto de árvores
Evite fazer isso se houver previsão de tempestades. Infelizmente, não há como prever se uma árvore, ou um galho, cairá. A única forma de se prevenir é evitar estacionar perto de árvores – principalmente as maiores e mais antigas.
Aguaceiro descendo ladeira
Nas tempestades, não é raro ver motos sendo levadas ladeira abaixo por fortes enxurradas. A força da água é capaz de derrubar a moto e arrastá-la causando grandes estragos. Estacionar a moto com o descanso lateral apoiado na parte mais baixa da rua ajuda a suportar a força da água, porém é apenas um paliativo. Se a moto está numa ladeira, e existe o risco de temporal, procure um outro local mais seguro.
Evitar áreas de alagamento
Os alagamentos e inundações se formam rapidamente. Regiões baixas, próximas às margens de rios e lagoas, estão sujeitas a esse problema. Também pode ocorrer em áreas centrais que recebem muita água e o sistema de drenagem não consegue escoar a água. E as inundações acontecem em poucos minutos. Fique atento à sinalização das áreas de risco, como existe na Avenida Thereza Cristina e na Vilarinho.
Buracos ocultos
Quando o nível da água está alto o piloto pode cair em um buraco ou em um bueiro destampado. Outro risco é bater com a moto em obstáculos ou até na calçada encobertos pela água. Muitos pilotos seguem veículos maiores, como ônibus ou caminhões, para cruzar um ponto de alagamento. Mas existe o risco de ser derrubado pela onda formada pelo veículo.
Evite contato com a água de enchentes
E, assim como a motocicleta, o ser humano também corre riscos em um alagamento. O contato com a água de enchentes pode causar doenças graves, como cólera e leptospirose.
Link da publicação original: https://www.instagram.com/p/CUYlbSzpZIr/?utm_medium=share_sheet
Comments